Peixe – Tucunaré

VALENTE E BRIGADOR

O Tucunaré

Tucunaré, do Tupi “tucun” (árvore) e “aré” (amigo), ou seja, “amigo da árvore”, é uma espécie de peixe presente nos rios da América do Sul, em especial do Brasil, também conhecida como tucunaré-açu, tucunaré-paca, tucunaré-pinima, tucunaré-pitanga, tucunaré-vermelho ou tucunaré-pretinho.

Quando os peixes são pequenos, os cardumes são muito grandes. Ao atingirem um tamanho médio, o número passa a ser da ordem de duas dezenas ou pouco mais. Já adultos, em fase de acasalamento ou não, andam sozinhos ou em pares. Esta tese é colocada quando se fala de tucunarés de rio, porque os tucunares de represas e lagos ficam em médios cardumes, nadando pelas margens e saídas das águas das represas a procura de alimento, isto geralmente ocorre pela manhã, e pela tarde no pôr do sol.

Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro. Todos apresentam como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal. Eles são sedentários e vivem em lagos, lagoas, rios e estuários, preferindo zonas de águas lentas ou paradas. Na época de reprodução formam casais que partilham a responsabilidade de proteger o ninho, ovos e juvenis.

São peixes diurnos que se alimentam de qualquer coisa pequena que se movimente, outros peixes e até pequenos crustáceos. Ao contrário da maioria dos peixes da Amazônia, os tucunarés perseguem a presa até conseguir o sucesso.

A Pescaria

Os tucunarés são peixes que atraem pescadores por causa da incrível briga que ele oferece. Ele tem como habitat natural a bacia amazônica, porém ele foi introduzido nas represas do sudeste. Isso trouxe alguns problemas, como o desaparecimento de algumas espécies que passaram a ser capturadas em grande quantidade.

Hoje, a sua pesca torna-se cada vez mais difícil devido à poluição dos rios. Os tucunarés são peixes que atacam tanto iscas vivas como artificiais em movimento, pois elas lhes chamam a atenção.

Cadastre-se para receber gratuitamente as
nossas news no seu e-mail em primeira mão.

Nome:
O seu melhor e-mail: